OBJETIVO DO CURSO   

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais/cidadãos reflexivos e autônomos, capazes de saber pensar com visão crítica e abrangente a realidade social brasileira, reconhecendo as possibilidades de contribuição e intervenção consciente, competente e adequada para efetivar mudanças necessárias nos sistemas educativos, face as múltiplas e contraditórias relações que se estabelecem entre a Educação e a Sociedade no mundo contemporâneo.

  PERFIL DO PROFISSIONAL

Deseja-se através do Curso de Pedagogia da FAMA contribuir para a formação de um profissional (pedagogo) que:

Atue com ética, compromisso, postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, equânime e igualitária.

Atue como docente nos diversos níveis de ensino de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano. . Atue como gestor educacional em ambientes escolares e não-escolares, planejando, coordenando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em suas múltiplas dimensões.

Articule adequadamente conhecimentos da vida cotidiana e do mundo do trabalho, promovendo e facilitando relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, desenvolvendo trabalho pautado no diálogo e no exercício da negociação e da comunicação interpessoal.

Domine e utilize conteúdos necessários ao desenvolvimento do processo educacional, de modo a promover a aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo em espaços escolares e não escolares.

Perceba o educando de forma integral, reconhecendo e respeitando suas manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, espirituais e afetivas nas suas relações individuais e coletivas.

Planeje, organize, acompanhe e avalie o trabalho pedagógico de acordo com as diretrizes educacionais, evidenciando consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho, do compromisso social, do exercício da cidadania e dos impactos dos seus atos profissionais.

Relacione as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Utilize, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

  MERCADO DE TRABALHO  

Conforme a Resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006, o curso de Pedagogia destina-se à formação de profissionais para exercer as funções de de docência e gestão de sistemas de ensino e projetos educativos. Sendo assim, o Pedagogotem seu espaço de atuação diversificado, podendo trabalhar em instituições escolares e não-escolares, públicas, privadas ou comunitárias, exercendo suas funções em diversos campos de trabalho:

• Docência nas escolas de Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental, EJA, Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio Normal e Educação Profissionalizante.

• Gestão das instituições educativas e do trabalho pedagógico.

• Atividades de Consultoria e Assessoramento Pedagógico no âmbito das especificidades que lhes sejam apresentadas (Coordenação, Orientação, Supervisão, Administração do Trabalho Pedagógico).

• Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

• Orientação e atendimento pedagógico, principalmente em Clínicas Psicopedagógicas, programas de acompanhamento ocupacional, Empresas, Serviços de Saúde, desenvolvimento de Pesquisas Educacionais e Projetos Educativos em Organizações Não-Governamentais e outros espaços de educação não-formal.

 

  ASPECTOS LEGAIS  


PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO

O Curso de Pedagogia-Licenciatura da Faculdade Amadeus foi autorizado por mio da Portaria Ministerial nº. 3451 de 19 de novembro de 2003 e teve seu início de funcionamento em janeiro de 2004.

PORTARIA DE RECONHECIMENTO

O Curso de Pedagogia, ministrado pela Faculdade Amadeus, é reconhecido para fins de registro de diploma, por meio da Portaria Ministerial nº. 1391de 17 de Setembro de 2009 no DOU n.º 180 de 21 de setembro de 2009, p. 35, seção 1.

 


2010 © FAMA FACULDADE AMADEUS
Rua Estância, 937 - Centro | Aracaju Sergipe
Tel. +55 (79) 2105-2050 Fax. +55 (79) 2105-2050