O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

O ProUni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do ProUni.

Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni, os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).

Na Faculdade Amadeus o Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo INTEGRAIS nos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia.

Para concorrer às bolsas vinculadas a Faculdade Amadeus, o candidato deve, também, ter renda familiar de até um salário mínimo e meio e satisfazer as condições abaixo:

·       ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

·       ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

·       ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;

·       ser portador de deficiência;

·       ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.

·       não estar matriculado em Instituições de Ensino Superior Pública

Como é feita a inscrição

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, acessando o Sistema do ProUni (SisProUni).

Caso o candidato tenha esquecido seu número de inscrição ou sua senha do Enem deverá recuperá-la no endereço www.enem.inep.gov.br

No sistema, o candidato pode buscar o nome da Faculdade Amadeus e dos seus cursos, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa.

As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo Sistema, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição.

Pré-seleção e aprovação

Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do ProUni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem.

Os estudantes pré-selecionados devem comparecer à Faculdade Amadeus de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.

Os candidatos aprovados terão seu nome registrado no Sisprouni, com emissão do Termo de Concessão de Bolsa. Finalizada a primeira etapa, é aberta uma segunda etapa de inscrição, destinada à pré-seleção de candidatos às bolsas que não foram ocupadas na etapa anterior, e que ocorre de forma similar. Os candidatos reprovados na primeira etapa podem se inscrever novamente, assim como os que não participaram da primeira etapa.

Mais informações acesse o site: http://prouniportal.mec.gov.br ou http://siteprouni.mec.gov.br

 

 


2010 © FAMA FACULDADE AMADEUS
Rua Estância, 937 - Centro | Aracaju Sergipe
Tel. +55 (79) 2105-2050 Fax. +55 (79) 2105-2050